Dicas para organizar uma viagem

Esta semana que passou foi uma correria! Coisinhas pequenas que acabaram se acumulando e a penúltima aula da pós somada a primeira aula da residência mais pendências das duas e do consultório, ou seja, uns bons minutos de pensamentos flutuantes no meio do dia. Para ajudar a não estressar, comecei a refazer na cabeça a lista de coisas que preciso organizar para viagem que farei no feriadão de são joão e resolvi fazer esse post com dicas de coisas básicas, mas que fazem a maior diferença se pensadas e organizadas com antecedência.

Eu e Frances fazemos 2 anos de namoro <3 e resolvemos nos presentear com esta viagem para a minha cidade favorita no Brasil (empatando com Salvador, vai). Se der tudo certo pretendo fazer o diário de viagem todos os dias, mas se não der certo vou atualizando o blog com o que rolou na próxima semana.

 

1. Planeje a sua viagem

Roteiro de viagem

Pode parecer óbvio (ou não!), mas gastar algumas horas no planejamento da viagem faz muita diferença. Para a minha viagem comprei as passagens com antecedência (quase 2 meses), pesquisei hotéis em locais que facilitassem o acesso aos principais pontos turísticos (ou que ficassem em locais mais fáceis de serem localizados, caso me perdesse), pesquisei sobre o tempo no período (só previsão, mas já ajuda), programei qual o período (no meu caso foi em função de um concurso), mas não necessariamente nesta ordem. Tudo isso influencia inclusive no quanto você vai gastar (que é outra coisa que você deve pensar ao planejar a viagem): fique de olho nas promoções de passagens e hotéis durante feriadões.

 

2. Faça um roteiro

Sua viagem não precisa ficar “engessada”, mas ter um roteiro a mão ajuda a organizar os locais que você quer visitar e quanto tempo irá disponibilizar para cada visita. É praticamente impossível conhecer e aproveitar tudo de uma só vez, porém o roteiro serve para priorizar os passeios que você mais deseja e ajuda a mentalizar o percurso. O Google Maps ajuda (e muito!) neste processo. Como já conheço um pouco o lugar para onde vou, consegui traçar os caminhos no mapa e inclusive ter uma idéia dos passeios que poderão ser feitos a pé ou não, identificar restaurantes e shoppings próximos, por aí vai.

 

3. Prepare a bagagem!

Malas de viagem

A depender do seu objetivo de viagem a bagagem pode mudar completamente! Como tenho intenção de comprar algumas coisinhas na cidade para onde estarei indo, e como não ficarei muitos dias, minha mala irá metade (ou mais) vazia (ia né, porque como vocês podem ver eu já lotei ela x_x), mas se o seu objetivo for puramente passear ou viajar para um evento rápido, uma mala menor pode ser suficiente. Além disso, conhecer o clima do lugar para onde você irá ajuda a escolher as roupas que deverá levar. Vou para um lugar frio (segundo li por ai, a cidade mais fria do Brasil), então levarei o casaco mais quente que possuo e uma bota (peças coringas), meia calça, meias e camisas de manga comprida. Além das roupas, é sempre bom lembrar de levar itens “essenciais” hoje em dia, como carregador de celular, pilhas para câmera, cartão de memória vazio, etc.

 

4. Imprima e separe todos os documentos necessários

Documentos

Além do roteiro que também levarei impresso (e uma versão digital no celular) é bom levar a confirmação de reserva do hotel e as passagens impressas. Geralmente um documento de identificação é suficiente, mas por via das dúvidas é melhor pecar por excesso de cuidado que pela falta. Esses podem ser levados na bagagem de mão.

 

5. Só estique o braço até onde sua mão possa alcançar

Ter consciência do quanto se tem, o quanto custa e quanto se pode gastar é essencial para não passar o período pós-viagem na depressão depois de ter gastado tudo que tinha e não tinha. Portanto, se possível, deixe todas as despesas previsíveis (hotel, passagem) quitadas antes mesmo de embarcar. Assim você pode deixar o dinheiro que vai levar apenas para despesas com alimentação, transporte e comprinhas.

E depois de todas essas dicas, alguém se arrisca a chutar qual o lugar para onde vou comemorar meus 2 anos de namoro? =)

1 Comment

  1. Nossa, perfeito o texto! Amei as dicas de vocês 🙂 Vocês tem twitter ou face? Bjs mil!

Deixe uma resposta