Como fazer o cuscuz perfeito

Para os nordestinos, cuscuz de milho é uma preparação típica para o café da manhã ou da tarde. Pode ser servido só com uma manteiguinha, leite de coco, queijo branco, banana da terra ou ovo. Vai do gosto do freguês. E é algo tão generoso que você pode preparar um monte de massa de uma vez e guardar na geladeira. Na hora que quiser comer, coloca no cuscuzeiro e em 10 minutinhos ou menos está pronto!

Tem gente que prefere mais soltinho, outros mais grudadinho. Pra mim não tem segredo, então se você quiser fazer um cuscuz bem gostoso e bonito como o da foto, assista ao vídeo.

Imagem de Amostra do You Tube

 

Ingredientes (para 2 pessoas):

  • 1 xícara de chá de farinha de milho flocada
  • 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de chá de água

Primeiro misture bem todos os ingredientes secos. Depois acrescente a água e misture até incorporá-la em toda massa. Deixe descansando por 10 a 15 minutos. Prepare o seu cuscuzeiro e acrescente a massa. Ela deve ser colocada sem apertar, deixando-a mais soltinha mesmo (isso vai ajudar ao cuscuz não ficar “empapado”). Deixe cozinhando em fogo baixo para que não resseque. O ponto ideal do cuscuz é quando você aperta as costas da colher de leve na massa e vê que ela está elástica, ou seja, não afunda. Desligue e sirva ainda quentinho com o acompanhamento que preferir.

Dicas:

  • Se você gostar bastante de leite de coco, pode usar a mesma medida dele no lugar da água para hidratar a massa. Mas o ideal é que ele seja servido na hora (com o leite de coco não deve ser guardado sob o risco de estragar);
  • Para fazer o cuscuz com recheio de queijo ou banana é só intercalar uma camada de massa e do recheio que você quiser;
  • Você pode fazer uma farofa de cuscuz usando esta receita. Basta esfarelar ele depois de cozido e colocar o acompanhamento de sua preferência. Já fiz com carne do sol e banana da terra. Fica muito bom!
  • Se você quiser que o seu cuscuz fique beeem grudadinho, sem esfarelar de jeito nenhum, acrescente 1 colher de sopa rasa de goma para beiju/tapioca à massa.

 

Deixe uma resposta