Hoje é dia de feira! Mercado Modelo

No hoje é dia de feira eu levo vocês para conhecer o Mercado Modelo.

Imagem de Amostra do You Tube

O Mercado Modelo é considerado o maior mercado de artesanato do Brasil. Com 263 lojas, dentre elas restaurantes, bares e mini-restaurantes, é um dos principais pontos turísticos de Salvador.

O prédio de estilo neoclássico foi construído em 1861 para ser utilizado como a terceira alfândega de Salvador, mas somente em dezembro de 1912 é que ele foi inaugurado, funcionando como principal centro de abastecimento da cidade de Salvador.

Além de local para compras de lembranças e artesanatos, o Mercado também é palco para apresentações de capoeira e serviu de inspiração para personalidades que frequentavam o local, como o escritor baiano, Jorge Amado, quando escreveu a novela “A morte e a morte de Quincas Berro D’água”.

O subsolo do Mercado Modelo possui túneis sustentados por arcadas, redescobertos na última reforma, que foram construídos para ser uma cava para armazenar vinhos e outras mercadorias que necessitavam de umidade. Diz a lenda que era no subsolo que ficavam os escravos recém chegados. O local, que fica abaixo do nível do mar, fica constantemente alagado, mas proporciona uma inesquecível visita. Infelizmente não conseguimos acessar desta vez, pois segundo uma lojista do mercado o local está interditado.

Depois de uma visita ao mercado, você pode pegar o elevador Lacerda por R$0,15 o trajeto para apreciar a vista da Baía de todos os santos ou dar um pulinho do centro histórico da cidade.

O mercado está aberto de segunda a sábado, das 9 às 19h, e aos domingos e feriados de 9h às 14h (sendo que os restaurantes ficam abertos até às 16h).

Este vídeo faz parte de uma série de vídeos onde levarei vocês para conhecer feirinhas de bairro, feiras de artesanato, gastronômicas e mercados municipais. Se quiser acompanhar a série e não perder nenhum episódio, clique em se inscrever no canal do Youtube.

1 Comment

  1. Priscila Capistano says: Responder

    O mercado modelo é fantástico!!!Tem umas coisinhas de decoração bem legais e que não acho caras para um local turístico. Ah! O brother falando no final foi ótimo,Hihihi

Deixe uma resposta